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Confira dicas de relaxamento para antes do vestibular

Aulas pela manhã, de segunda a sábado, às vezes aos domingos também. Estudar todo dia, à tarde e à noite, e para os mais exagerados, pela madrugada. Horas sentado assistindo a explicações, fazendo anotações e cálculos.

A rotina de um estudante pode parecer monótona, mas tem um objetivo: a preparação para os temidos vestibulares, as complexas provas de admissão nas instituições de ensino superior brasileiras. Não bastasse a memorização de fórmulas, datas e regras para uma boa prova – o que, por si só, já é cansativo – a maior vilã para qualquer candidato sempre foi a mesma: a ansiedade.

Pessoas ansiosas, ao se depararem com grandes exames como os do vestibular, podem desencadear processos que vão de má digestão, passando por psoríase, gastrites, depressão e até mesmo surtos psicóticos ou crises neuróticas, a depender da fragilidade do candidato. Esses processos prejudicam e muito a realização de uma prova tranqüila.

Confira algumas técnicas de relaxamento

Segundo o psicólogo André Barreto Prudente, as atividades de relaxamento física e mental podem ajudar o vestibulando a fazer uma boa prova. “O stress do vestibular provoca uma tensão muscular e diminui a capacidade de concentração e memória”, conta André.

“O relaxamento físico ajuda desbloqueando os pontos de tensão muscular, e o mental, diminuindo a ansiedade e os pensamentos que geram stress e tensão”, complementa o psicólogo.

Confira algumas atividades que podem ajudar os candidatos a diminuírem a tensão:

– Conversar. Nada melhor que sentar com algum amigo, ente querido ou mesmo um psicólogo e desabafar tudo que está se sentindo;

– Fazer yôga, tai-chi chuan ou alguma atividade física de baixo impacto;

– Desenhar, pintar, fazer colagem, esculturas em argila, entre outras atividades gráfico-expressivas;

– Alimentar-se corretamente;

– Ouvir música e assistir a um bom filme;

– Meditar.

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