Menu fechado

Estudando para o vestibular na Internet

Planejamento gera opiniões diversas sobre a sua importância e efetividade. Algumas pessoas dizem não ter tempo para planejar, outras afirmam ser o planejamento uma atividade inútil.

A resposta sobre a importância do planejamento de atividades pode ser encontrada no fato de ser essa uma atividade comum entre os alunos de alta performance. Alguns estudantes planejam mal as suas semanas ou mesmo os seus dias e acabam se frustrando.

Outros exageram na programação de tarefas e, por isto, não conseguem finaliza-las. Outros ainda percebem que não são produtivos, pois mesmo com uma programação “leve”, verificam, ao final da semana, do mês, do bimestre ou de um período, grande quantidade de atividades e estudos programados não acabados, assim, acabam desistindo de continuar com o planejamento de atividades.

Então, ao fazer o seu planejamento você estará relacionando o que e como fazer. Ou seja, o que vai estudar e como estudar.

O hábito de se estudar com um planejamento, leva o estudante a buscar as melhores práticas para realizar seus estudos. Assim, pouco a pouco, ela irá descobrir e eliminar os estranguladores de tempo, as posturas procrastinadoras, as práticas ineficazes na tomada de decisão, e outros fatores perniciosos na administração do tempo .

Para a maioria dos estudantes não é necessário um planejamento por um período maior. Para criar o seu planejamento semanal, verifique todas as “fontes de estudo”, ou seja: professor mais exigente, relação de matérias que tenha dificuldade, revisão de testes e provas, fazer redações (escrever, escrever, escrever…), estudar para a prova da próxima semana, fazer trabalhos pedidos, pesquisar na Internet, se atualizar nas atualidades, passar pelo Vestibul@r1 para saber as novidades, entre outras.

Alguns alunos preferem fazer isso logo ao chegar em casa, outros preferem fazer ao sair do colégio ou cursinho, ou ainda no trabalho para aqueles que também trabalham, além de estudar, programando o dia seguinte.

É simples e eficaz. Mas depende fundamentalmente de sua vontade e determinação.

Assim veja mais informações nos outros artigos para conhecer o seu Relógio Biológico e Administre o seu Tempo de maneira eficaz para se tornar um aluno Número 1! Visite o parceiro do Vestibuol, o Vestibular1 e saiba mais (www.vestibular1.com.br)

Veja também: