Menu fechado

Fatores que influenciam no estudo

ü FATORES EXTERNOS

Ambiente

O ambiente propício para o estudo deve ser:

ü sossegado;
ü com boa iluminação;
ü sem música;
ü com uma mesa (somente com os materiais básicos para o estudo para que não haja distração);
ü uma cadeira confortável (para se manter uma boa postura durante o estudo);
ü um bom dicionário à mão.

ü FATORES INTERNOS

Motivação e Autodisciplina

Um fator que determina o bom estudo é a vontade de se aprimorar. É esta vontade que o leva a um ritmo de estudo de sucesso.

A auto disciplina funciona como um auxiliar do estudante, que deve se treinar para atingir maior domínio sobre suas emoções. Manter-se num ritmo constante é o segredo para evitar períodos de estresse que podem prejudicar o rendimento e o resultado final.

Planejamento e Organização

É importante dimensionar seu tempo para estudar de forma eficiente. A escolha deste período é individual, pois cada pessoa tem os seus compromissos pessoais no decorrer da semana, suas dificuldades e necessidades. Certamente a escolha e o cumprimento desses períodos de estudo requer organização e disciplina. Para organizar-se, o estudante deve:

1. Identificar os períodos de tempo vagos.

2. Selecionar os períodos do dia nos quais se sente mais disposto. Por exemplo: há pessoas que sentem-se mais animadas a estudar à noite, outras, logo pela manhã.

3. Separar algumas horas para o estudo, intercalando pequenas pausas de alguns minutos para descanso, nas quais deve-se sair do ambiente, caminhar, beber água e relaxar um pouco.

4. Evitar estudar por muito tempo um mesmo assunto ou disciplina para não causar cansaço excessivo. É preferível estudar duas horas por dia de segunda a sexta a estudar dez horas seguidas apenas na segunda-feira.

Anotações em Sala de Aula

As anotações em sala de aula são muito importantes para o estudo por serem pessoais, ou seja, o estudante deve anotar com suas palavras o que captou na aula. A maioria das pessoas, ao escrever, memoriza com mais facilidade do que simplesmente ouvindo ou vendo. No caso das anotações, deve-se:

1. Preparar um caderno para anotações ou utilizar o próprio caderno da matéria a ser estudada. Anotações organizadas facilitam uma consulta posterior.

2. É interessante manter o hábito de rever as anotações ao fim do dia. Com o conhecimento da aula ainda em mente, pode-se complementar algo que ainda não foi esquecido, mas não havia sido registrado na anotação.

Estudando em Casa

Quando um estudante mantém um bom ritmo de estudo, ele ganha tempo para dedicar-se a revisões, que, por conseqüência, serão mais fáceis. Com isto não há sustos ou tópicos complicados acumulando-se.

Para uma revisão eficiente, pode-se:

1. Ler o conteúdo a ser estudado sem se preocupar muito com as dúvidas que surgem durante a primeira leitura.

2. Ler o conteúdo sublinhando o que parecer mais importante no texto.

3. Se necessário, realizar um pequeno questionário ou roteiro do que foi lido ajuda a ter uma visão global do assunto.

4. Fazer um “Mapa Mental” do material (observando cores diferentes para as ramificações) também auxilia na memorização.

5. Resolver exercícios relacionados ao tema. Exercícios nunca são demais: conseguir resolver um exercício significa ter conhecimento sobre o tema, e não conseguir resolvê-lo é um alerta para tirar dúvidas e aprimorar-se.

Dica de Aprofundamento

Muitas vezes é necessário aprofundar-se em temas que, em virtude de tempo escasso, não puderam ser abordados de forma ampla pelo professor, em aula. Nestes casos, indica-se a realização de pesquisas: buscar tópicos relacionados, opiniões de diversos autores, últimas notícias lançadas sobre o tema, tudo pode despertar interesse e auxiliar a consolidar o conhecimento. Promover discussões sobre o tema com os colegas sempre é uma atitude saudável e pode até tornar-se mais interessante do que parecia inicialmente.

Dica final

Lembre-se sempre que perguntar significa manter-se em busca de conhecimento. Calar-se frente à uma dúvida não é, de forma alguma, atitude de alguém que busca com garra e determinação suas metas.

Veja também: