Menu fechado

Planeje seu sucesso

O sucesso exige um planejamento bem estudado e detalhado. Quanto mais ambicioso o “feito, a realização”, mais planejamento exige.

Às vezes nós somos contra o planejamento porque tememos que ele diminua a espontaneidade e a criatividade do “feito, da realização”. Mas no final das contas, o planejamento é libertador e não confinador. Sem um planejamento adequado, você acaba se deparando com limitações insuperáveis.

É imenso o número de “coisas”, obras, projetos, objetos, que envolvem uma ampla planificação prévia. Muitas vezes, não nos damos conta de quanto algo foi planejado, estudado e planificado. A construção de um mapa, de um site para a Internet, o organograma e o cronograma de funcionamento de uma empresa , o cardápio de um restaurante e por que não dizer, o planejamento de nossas refeições domésticas, a elaboração de uma obra de arte, de uma casa, de um prédio, escrever um texto, um livro, elaborar um guia de Ruas da cidade, um plano de estudos, de carreira, de férias, de metas… e quantas outras coisas precisam ser planejadas!

Fazer bem feito economiza tempo e energia e libera você mais cedo para fazer as coisas mais prazerosas. Se você ficar “enrolando”, a tarefa chata não se conclui e você se desorganiza, pois o tempo do lazer fica comprometido e ele também é importante. Planeje inclusive a boa utilização de seu tempo. Use-o bem, de forma justa e verdadeira, seguindo seu próprio planejamento, sem se enganar e respeitando-o.

Para a maioria dos que planejam, estabelecem metas e diretrizes, o sucesso não é uma causalidade nem uma surpresa, ele é a conseqüência de um plano elaborado e estabelecido que leva você a fazer e a realizar tudo que for necessário para concretizar esse plano.

Foque no sucesso e alcance-o com um detalhado e bem elaborado plano de ação.

Faça a você mesmo essas perguntas, elaborando assim um plano para você, para seu desenvolvimento, para “otimizar sua energia” para alcançar esse plano:

O que eu quero?

Aonde quero chegar?

Que atitudes devo tomar para conseguir alcançar minha meta?

Como organizar meu tempo e meu espaço para realizar os atos que concretizem essa meta?

Veja também: