Menu fechado

Vestibular Agendado

Provas do vestibular podem ser agendadas por telefone

Pelo vestibular agendado, o candidato marca sua prova e resolve diretamente no computador, que seleciona as questões aleatoriamente.

Quando se pensa num vestibular, a primeira imagem que vem à cabeça é a de centenas de candidatos agitados, aguardando o horário de fazer a prova e decidir seu futuro. Mas este não é mais o único modelo disponível. Desde o ano de 2019, a UniBrasil promove o vestibular agendado, que pode ser feito no dia e horário mais convenientes para o candidato. Neste modelo, existe a possibilidade do candidato fazer sua prova sozinho.

Por computador
O vestibular agendado é típico da era de informatização da sociedade atual. O candidato agenda a prova por telefone e comparece na faculdade no horário marcado. A prova é feita diretamente no computador, que seleciona as questões e o tema das redações aleatoriamente, a partir de um banco de dados. São duas provas: Língua Portuguesa, com duas redações para serem escritas em uma hora; e Conhecimentos Gerais, com 20 questões objetivas, para ser completada em duas horas.

“Não existe possibilidade de ‘cola’ entre os alunos, pois cada um terá sua prova exclusiva. Mesmo que as provas tenham alguma questão idêntica, elas não estarão na mesma ordem”, explica o professor José Luiz Mercer, presidente da Comissão do Vestibular da UniBrasil.

Perfil
Geralmente para candidatos com 30 anos ou mais. Eles formam o perfil do candidato que opta por este tipo de prova. “São profissionais atarefados, que estão no mercado de trabalho e buscam seu primeiro curso superior. É um público diferente daquele que faz o vestibular tradicional”.

As provas podem ser agendadas diariamente, ou uma prova coletiva, no formato tradicional. “Temos muitos interessados em fazer a prova no último dia. As pessoas ainda estão se acostumando com este novo sistema de vestibular”, completa Mercer.

Veja também: