Menu fechado

Vestibular – O Nosso nobre dever

De tudo o que tenho visto, pude concluir que a maioria dos jovens não estão preparados para decidir qual a carreira profissional devem seguir; pior, não estão preparados para enfrentar o desgaste físico e mental de um vestibular.

É justamente por essa razão que eu tento entender o comportamento da maioria dos jovens brasileiros; o Brasil é um país pobre, então porque não lutarmos para termos um bom trabalho, um grande futuro profissional? Porque não nos mobilizarmos na busca da realização pessoal? É o comodismo, é a mania do “Deixa pra depois”, mas é também a falta de oportunidades de ter um bom livro pra limpar a cabeça, e deixar de pensar em coisas fúteis.

Se você tem a oportunidade de estudar e ser um profissional de sucesso no futuro, essa é a hora… Jogue fora suas revistas “Querida” ou qualquer coisa do tipo “Fofoca do dia” e leia uma revista de notícias com qualidade que se possível aborda também grandes notícias internacionais do momento. Deixe de lado o hambúrguer com batata frita e faça uma dieta balanceada que possa lhe dar mais energia para agüentar bem um dia cansativo de estudos.

Se tiver aquela festa que seus amigos dizem que é imperdível e você acha que ir a essa festa irá prejudicar o seu dia seguinte, não vá; se os seus amigos não entenderem isso, não vá assim mesmo, porque ninguém precisa mudar de amigos se compreender que os amigos mudam.

Faça sempre o melhor que puder, não tenha medo de experimentar novos desafios, estude mais intensamente a noite, quando todos tiverem ido dormir. Tenha o seu próprio “cantinho”, cole na parede seus horários, datas de vestibulares, listas de livros que você deve ler e até se você quiser, frases motivadoras que você acha que lhe possam dar um novo ânimo… Eu particularmente colocava esta: “A Paciência é uma árvore de galhos amargos, mas de frutos muito doces”.

O momento de vocês, vestibulandos, é agora. Ser um cidadão comum, ou executar o mais nobre ofício do ser humano de expandir e compartilhar o conhecimento? Grandes obras também merecem grandes honras, e criam heróis, porque heróis quase sempre fazem muito com muito pouco… (e não tenha dúvida que esse é um dos grandes segredos da vida!). Torne sua vida realmente extraordinária e estude, não para passar somente em um vestibular, mas em vários de uma só vez… Vença os seus medos, seja ousado, passe a frente dos seus defeitos…

Crie, pense, seja crítico e principalmente, nunca perca a esperança se algo dar errado e para isso, prepare bem o seu coração dando boas risadas, sempre que não tiver motivo pra chorar… Seja sempre você mesmo; seja humilde e deixe que suas notas nos vestibulares falem por você. E se você olhar o dia lindo lá fora e se questionar porque está em casa estudando perdendo aquele dia maravilhoso, continue estudando, porque se você parar somente para se questionar, você perderá minutos preciosos do seu dia. Acredite sempre na boa sorte, mesmo que ela não tenha sido tão generosa nos últimos dias, e continue sempre regando com muita inteligência e esperança o jardim dos seus sonhos. Um grande abraço

Veja também: