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Arquivologia

O arquivista responsabiliza-se pela identificação, avaliação, seleção e preservação de documentos e papéis, fotos, filmes, microfilmes, disquetes e cd-roms, cria sistemas de consulta aos materiais, restaura documentos. O profissional possui como qualidade ideais a boa formação cultural, a paciência para lidar com a burocracia e a meticulosidade, deve resguardar e montar acervos para a memória corporativa. Orientar o público quanto à consulta do manuseio de documentos históricos ou técnicos, classificar e organizar documentos para agilizar sua localização.

– Currículo mínimo: Arquivo, documentação, introdução ao estudo da história, Direito biblioteconomia, noções de contabilidade e estatística, introdução à administração, língua estrangeira, história administrativa, econômica e social do Brasil, paleografia e diplomática, introdução à comunicação, notariado.

– Áreas de atuação: Difusão educativa e cultural, conservação restauração, gestão e racionalização de documentos para órgãos públicos e empresas privadas.

– Perfil do profissional: senso de observação, interesse por atividades burocráticas, meticulosidade, organização e criatividade, habilidade para tratar com o público.

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