Menu fechado

Ciências Econômicas

O economista atua na construção, ampliação e preservação do patrimônio de pessoas e empresas. Estuda o sistema econômico, e o da produção e distribuição de serviços, a fim de satisfazer as necessidades e as aspirações da sociedade, como a organização da produção, métodos de comercialização, tendência de mercado, política de preços, estruturas de créditos. Os economistas prestam assessoria, realizam pesquisa, elaboram planos de desenvolvimento econômico. Para trabalhar na área é obrigatório o registro no Conselho Regional de Economia.

– Currículo mínimo: Contabilidade, Introdução à Economia, Matemática, Estatística, Introdução às Ciências Sociais, Análise de Balanço, Economia Monetária, História, Economia Geral, Formação Econômica do Brasil, Instituições de Direito, Introdução à Administração, Análise Microeconômica, Contabilidade Nacional, Economia Internacional, Economia Pública, Desenv. Socioeconômico.

– Áreas de atuação: Auditoria, bancos, controladoria, órgãos públicos administrativos, bolsas de valores e institutos de pesquisas, órgãos de planejamento, empresas privadas indústria e comércio, cooperativas, cia.de seguros.

– Perfil do profissional: interesse por questões sociais, habilidade numérica, objetividade, capacidade de análise e avaliação, organização, espírito empreendedor e investigativo, liderança e criatividade.

Veja também: