Menu fechado

Engenharia da Computação

Formar um Bacharel com formação solidamente fundamentada nas teorias e princípios da computação, matemática e engenharia. Estes princípios serão aplicados no projeto, desenvolvimento, testes e manutenção de sistemas de hardware, software, comunicação e equipamentos e instrumentos computadorizados a fim de resolver problemas técnicos em diversas áreas de aplicação.

Disciplinas

Principais Disciplinas de Formação Básica:

Cálculo, Física, Química Tecnológica, Ciência e Tecnologia dos Materiais, Algoritmos e Lógica de Programação.

Principais Disciplinas de Formação Geral:

Ciências Sociais, Engenharia Econômica, Administração para Engenharia, Ética e Legislação, Ciências Ambientais e Recursos Naturais.

Principais Disciplinas de Formação Profissional Geral:

Circuitos Digitais, Circuitos Elétricos, Eletrônica, Processamento de Sinais. Estruturas de Dados. Autômatos e Linguagens Formais, Compiladores, Princípios das Comunicações Digitais.

Principais Disciplinas de Formação Profissional Específica:

Microprocessadores, Banco de Dados, Arquitetura de Computadores, Sistemas Operacionais, Inteligência Artificial, Computação Gráfica, Sistemas Distribuídos e em Tempo Real, Engenharia de Software.

Mercado de trabalho

O mercado de trabalho para o Engenheiro de Computação é bastante amplo podendo atuar em: empresas de software; indústrias de equipamentos de informática e eletro-eletrônicas; empresas de prestação de serviços no projeto, desenvolvimento, implantação e manutenção de sistemas integrados envolvendo equipamentos eletrônicos, de redes de computadores e de comunicação de dados e de sistemas de automação; empresas que necessitam de instalação, operação e manutenção de redes de computadores e/ou de transmissão de dados e/ou sistemas de automação comercial ou industrial.

Capacitação Profissional

*

Envolver-se profissionalmente nos aspectos práticos e técnicos associados à Engenharia da Computação;

*

Conceber, planejar, construir e implantar sistemas de computação integrados, envolvendo tecnologias de software e hardware;

*

Gerenciar configurações de software, desenvolver métodos e ferramentas de engenharia de software, com aplicações de modelos de qualidade;

*

Atuar como engenheiro de desenvolvimento de novas aplicações, serviços e produtos que exijam a utilização de técnicas e métodos interdisciplinares em computação e engenharia;

*

Atuar na decisão sobre a estrutura e arquitetura de software, uso de padrões de projeto, frameworks e componentes, bem como no tratamento da concorrência, paralelismo, controle e manuseio de eventos, tratamento de exceções e erros;

*

Executar projetos de sistemas baseados em microprocessadores para aplicações industriais, comerciais e científicas;

*

Atuar em grupos de pesquisa e desenvolvimento, universidades e repartições governamentais;

*

Tornar-se um empreendedor criando empresas de tecnologia na área de engenharia de software e redes de comunicação.

Organização curricular e Disciplinas

01º Período

ALGORITMOS E LÓGICA DE PROGRAMAÇÃO I
CÁLCULO DIFERENCIAL E INTEGRAL I
INTRODUÇÃO À COMPUTAÇÃO
DESENHO GEOMÉTRICO E GEOMETRIA
DESCRITIVA GEOMETRIA ANALÍTICA E VETORES
INTRODUÇÃO À ENGENHARIA
INGLÊS TÉCNICO METODOLOGIA DE PESQUISA
REDAÇÃO E EXPRESSÃO

02º Período

ALGORITMOS E LÓGICA DE PROGRAMAÇÃO II CÁLCULO DIFERENCIAL E INTEGRAL II FÍSICA BÁSICA MATEMÁTICA DISCRETA QUÍMICA TECNOLÓGICA E EXPERIMENTAL ÁLGEBRA LINEAR DESENHO TÉCNICO POR COMPUTADOR

03º Período

CÁLCULO DIFERENCIAL E INTEGRAL III CIÊNCIA E TECNOLOGIA DOS MATERIAIS ESTRUTURA DE DADOS I
ELETRICIDADE E MAGNETISMO
CIRCUITOS DIGITAIS I
EQUAÇÕES DIFERENCIAIS LABORATÓRIO DE FÍSICA EXPERIMENTAL I LABORATÓRIO DE CIRCUITOS DIGITAIS I

04º Período

COMPUTAÇÃO NUMÉRICA ESTRUTURA DE DADOS II
ELEMENTOS DE ÓTICA E ONDAS PROBABILIDADE E ESTATÍSTICA CIRCUITOS DIGITAIS II
CIRCUITOS ELÉTRICOS I FENÔMENOS DE TRANSPORTE LABORATÓRIO DE CIRCUITOS ELÉTRICOS I LABORATÓRIO DE CIRCUITOS DIGITAIS II

05º Período

ARQUITETURA E ORGANIZAÇÃO DE COMPUTADORES I AUTÔMATOS E LINGUAGENS FORMAIS CIRCUITOS ELÉTRICOS II PRINCÍPIOS DAS COMUNICAÇÕES DIGITAIS PARADIGMAS DE LINGUAGEM DE PROGRAMAÇÃO CIÊNCIAS SOCIAIS LABORATÓRIO DE CIRCUITOS ELÉTRICOS II LABORATÓRIO DE FÍSICA EXPERIMENTAL II

06º Período

ARQUITETURA E ORGANIZAÇÃO DE COMPUTADORES II BANCO DE DADOS I
COMPILADORES
ELETRÔNICA FUNDAMENTAL SISTEMAS OPERACIONAIS
CIÊNCIAS AMBIENTAIS E RECURSOS NATURAIS LABORATÓRIO DE ELETRÔNICA FUNDAMENTAL

07º Período

BANCO DE DADOS II
MICROPROCESSADORES
PROCESSAMENTO DIGITAL DE SINAIS
REDES DE COMPUTADORES I
ENGENHARIA DE SOFTWARE I
ADMINISTRAÇÃO PARA ENGENHARIA LABORATÓRIO DE
PROCESSAMENTO DIGITAL DE SINAIS

08º Período

COMPUTAÇÃO GRÁFICA PROJETO DE CONCLUSÃO DE CURSO I REDES DE COMPUTADORES II
SISTEMAS DISTRIBUÍDOS ENGENHARIA DE SOFTWARE II
ENGENHARIA ECONÔMICA

09º Período

INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL PROJETO DE CONCLUSÃO DE CURSO II
SISTEMAS EM TEMPO REAL
TÓPICOS ESPECIAIS EM ENGENHARIA DE SOFTWARE ÉTICA E
LEGISLAÇÃO INTERAÇÃO USUÁRIO – COMPUTADOR

Veja também: