Menu fechado

Engenharia de Alimentos

O engenheiro de alimentos se ocupa da fabricação, conservação, estocagem preservação, e do transporte de produtos alimentícios industrializados e bebidas. O engenheiro de alimentos responsabiliza-se por todas as etapas de preparo e conservação dos alimentos de origem animal e vegetal, da seleção da matéria prima e o controle de qualidade final, pelos cuidados na fabricação dos produtos alimentícios até a colocação no mercado consumidor dos alimentos. A crescente demanda das linhas de produção abre campo de trabalho nas áreas de automação, projetos agro-industriais e controle de qualidade

– Currículo mínimo: Introdução a Microbiologia de Alimentos, Física, Química, computação, Química Orgânica, Mecânica, Controle de Qualidade, bioquímica, Cálculo, Fenômeno de Transporte, Termodinâmica, Toxicologia dos Alimentos. Estágio é obrigatório.

– Áreas de atuação: Automação de processos, indústria de pesca, pecuária, laticínios, controle de qualidade, frigoríficos, pastifícios, cooperativas, projetos agro-industriais, comércio de alimentos, instituições científicas e de pesquisa.

– Perfil do profissional: sociabilidade, capacidade para planejar, supervisionar e orientar, organização, dinamismo e criatividade, interesse por Matemática, Química e Biologia, gosto por trabalhar ao ar livre.

Veja também: