Menu fechado

Filosofia

A Filosofia é uma ciência bastante abrangente com conteúdos que tem por objetivo incentivar a reflexão, criando no aluno um senso crítico apurado. Hoje em dia o curso superior de Filosofia é oferecido em duas modalidades, Licenciatura Plena, com matérias específicas para o ensino da Filosofia, e Bacharelado, com matérias específicas na produção de pesquisas. O perfil do estudante de filosofia é difícil de ser traçado, pois as áreas do conhecimento filosófico expandem-se muito, além de a procura do curso ter aumentado muito por pessoas já formadas em outras áreas e que desejam aperfeiçoar seu modo de pensar No entanto, uma coisa é certa no perfil do estudante de filosofia: O amor pelo saber e o gosto pela leitura.

O curso possui dois tipos de disciplinas obrigatórias, que são, normalmente, divididas em:

– Disciplinas Históricas: trata-se de História da Filosofia Grega, da Medieval, da Moderna e da Contemporânea, que fazem uma abordagem histórica das áreas de conhecimento.

– Disciplinas Sistemáticas: abrangem discussões atuais sobre áreas como Lógica, Ética, Estética, Filosofia das Ciências, Teoria do Conhecimento, Antropológica Filosófica e Filosofia das Ciências Sociais.

Também tem as matérias específicas para o ensino, no case de uma Licenciatura Plena, ou matérias especificas em pesquisas no caso de Bacharelado, além disso tem as matérias optativas que abordam temas específicos da Filosofia.

Área de Atuação:

A Filosofia foi matéria obrigatória no inicio da década de 60, porém em 1964 com o advento do golpe militar e as medidas do AI-5 (Ato Institucional número 5) colocaram-na como “subversiva” e ela foi sendo aos poucos retirada do currículo escolar. No entanto, em 1984, foi dada a sugestão para que todos os colégios de todos os estados brasileiros readmitissem a Filosofia como matéria optativa. Daí em diante, a Filosofia vem em constante crescimento já sendo matéria obrigatória de 2º grau em vários estados brasileiros. Existem, ainda, vários projetos em pauta colocando a Filosofia no ensino de 1º grau trabalhando assuntos como ética, argumentação, entre outros. Podemos dizer que hoje em dia a Filosofia é uma matéria que “está na moda”.

Além da área de licenciatura, tem-se observado uma crescente admissão de filósofos em empresas que necessitam de profissionais nas áreas humanas com capacidade de raciocínio lógico/crítico.

Os engenheiros de alimentos precisam saber administrar e gerenciar negócios. Terão que entender de produção, de tecnologia, saber marketing, finanças, analisar continuamente decisões-chave, ajustar o negócio agrícola às mudanças tecnológicas, usar técnicas de análise de custos de produção e de orientação de mercado.

Universidades:

UPF – Universidade de Passo Fundo – www.upf.br
UFRGS – Universidade Federal do Rio Grande do Sul – www.ufrgs.br/ufrgs/
FFLCH – Unidade da USP em São Paulo – http://www.fflch.usp.br/
UFSC – Universidade Federal de Santa Catarina – http://www.ufsc.br/
UFRJ – Universidade Federal do Rio de Janeiro – http://www.ufrj.br/

Colaboração de Guilherme Fauque

Veja também: