Menu fechado

Música

O músico antes de tudo é um artista que busca combinar a técnica dos ritmos e sons vocais ou instrumentais, acústicos ou eletrônicos para criar melodias, registrando em partituras para que sejam executadas por cantores e instrumentistas. A música é o estudo em que se associam, de forma complexa e exigente, a arte e a técnica de maneira harmônica. Como maestro dirige orquestras, bandas conjuntos instrumentais ou vocais, coordenando ensaios para atuar em espetáculos. Pode ainda dedicar-se a elaborar jingles para comerciais. É obrigatório o registro na Ordem dos Músicos do Brasil.

– Currículo mínimo: Técnica Vocal, História da Arte, Instrumento e Música de Câmara; Iniciação Musical, Regência de Banda, Coro e Orquestra, Harmônia Superior, Contraponto e Fuga, Instrumentação e Orquestração, composição; Regência, Ensino de Ópera, Canto, Ritmo e Som, Coral, Folclore Brasileiro, Música de Câmara, Estética Aplicada à Música, Técnicas do Ensino do Canto.

– Áreas de atuação: Composição, ensino e pesquisa, orquestras, corais, bandas, organizações recreativas, teatros, clubes e casas noturnas, solista e compositor musical (autônomo).

– Perfil do profissional: Apreciação Musical, sociabilidade, habilidade e sensibilidade musical, senso crítico, habilidade em perceber o tom, ritmo, altura e a intensidade do som.

Veja também: