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Relações Públicas

PARA SUBIR NA CARREIRA
A pós-graduação com ênfase em gestão estratégica em comunicação organizacional e relações públicas proporciona um conhecimento amplo dos processos internos das empresas.

É a promoção da boa imagem de empresas ou instituições por meio de seu relacionamento com diferentes públicos

O especialista em planejamento estratégico encontra boas opções de emprego principalmente em empresas recém-privatizadas ou recém-instaladas no país. O mercado está em alta para quem sabe planejar ações voltadas à melhora da imagem institucional da empresa ou a valorizá-la perante o público. A Insight, agência de relações públicas e assessoria de imprensa sediada no Rio de Janeiro, criou um escritório em São Paulo para atender apenas às contas de empresas de informática e de telecomunicações. A agência deverá contratar novos profissionais em meados do ano 2000. Na área de hotelaria cresce a demanda por profissionais planejadores de eventos, especialmente em hotéis de categoria superior ou luxo. O Grupo Accor, que administra hotéis em diversos estados do país, tem a meta de triplicar de tamanho em cinco anos e pretende abrir vagas para novos profissionais. Cresce também o número de bacharéis em Relações Públicas para trabalhar como ombudsman de grandes empresas. Sua função é atender a solicitações e reclamações de clientes, a fim de satisfazê-los, e contribuir para melhorar a qualidade dos produtos e ser.

O bacharel de Relações Públicas traça a estratégia de comunicação de uma empresa ou órgão do governo e administra ações que garantem o bom relacionamento da organização com os empregados, os clientes e os fornecedores, bem como com o governo e a comunidade. Produz boletins internos e externos e promove o contato com a imprensa. Cria programas de integração com a comunidade e organiza atividades promocionais. A abertura da economia e o conseqüente acirramento da concorrência entre as empresas aquecem o mercado para esse profissional. É obrigatório o registro no Conselho Regional dos Profissionais de Relações Públicas.

Organização de eventos, política, pesquisa de opinião e planejamento são disciplinas específicas do currículo. Nos dois primeiros anos, você tem as matérias da área de Comunicação. O currículo inclui também aulas de economia e administração – importantes para compreender o funcionamento de uma organização. Algumas faculdades oferecem inglês e espanhol como disciplinas opcionais. Para tirar o diploma é comum a exigência de um projeto de comunicação.

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