Menu fechado

Teologia

Porque está em alta: com aval do MEC, graduação em Teologia entra no vestibular e abre campo para os intelectuais da fé.

São os chamados “Bacharéis de Deus”.
Veja no final, faculdades que lançaram o curso.

Um novo curso está disponível nos manuais de inscrição para o vestibular. O Ministério da Educação acolheu uma antiga reivindicação e reconheceu o estudo da Teologia, incentivando instituições a abrir turmas, aumentar o número de vagas em cursos já existentes e fazer adaptações para atrair o público leigo. “A Teologia já era reconhecida oficialmente em todo o mundo, menos no Brasil, onde o diploma só tinha valor para as igrejas”, afirma Lothar Hoch, reitor da Escola Superior de Teologia da Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil, em São Leopoldo, Rio Grande do Sul, a primeira a conseguir a autorização oficial.

Com a homologação pelo MEC de um parecer do Conselho Nacional de Educação, em julho, qualquer instituição pode pedir o registro. Como a profissão de teólogo não é regulamentada, as faculdades têm liberdade para compor os currículos, atendendo às diferentes tradições religiosas, do catolicismo ao budismo. A carga horária mínima, a qualificação do corpo docente e a infra-estrutura passam a ser fiscalizadas pelo MEC. Formado, o bacharel em Teologia pode dar aulas, prestar consultoria, trabalhar em ONGs e entidades religiosas.

A Universidade Mackenzie, de São Paulo, lançou o curso para o ano 2000. “Eliminamos disciplinas dogmáticas ou pastorais porque não queremos atrair o candidato a pastor”, diz o coordenador, Antônio Maspoli. A Universidade Metodista de São Paulo reformulou o curso existente incluindo seminários de Bioética e Ecologia para arejar o currículo (algumas disciplinas do curso: Ética e Cidadania, Sociologia da Religião, Filosofia Contemporânea e Religiosidade na Cultura Brasileira). “Adaptamos a seleção para o vestibular normal”, explica o diretor Clóvis Pinto de Castro.

O padre José Benedito Simão, da paulistana Pontifícia Faculdade de Teologia Nossa Senhora da Assunção, acredita que o mundo atual, por abrir mais espaço para a religião, está despertando o interesse pela teologia em um novo perfil de aluno. Como o gerente financeiro Edgar Gomes, que, após desistir de duas faculdades, cursa o primeiro ano na Assunção. “Vim em busca de bagagem cultural”, afirma.

A PUC de São Paulo e a Universidade Metodista de Piracicaba pediram ao MEC a oficialização da graduação em Ciências da Religião. Enquanto na Teologia Deus é o principal objeto de estudo, em Ciências da Religião se analisa a religiosidade social. O curso já atraiu a secretária Maria Paula Godoi. “Interesso-me pelo controle do discurso religioso sobre a população”, diz.

Onde procurar

Faculdades que lançaram o curso ou estão adaptando
os currículos

Instituição

Duração

Inscrições

Mensalidade – em R$

Informações

Escola Superior de Teologia

5 anos e meio

Até 30/11

624*

São Leopoldo (RS) (51) 590-1455

Mackenzie

3 anos

Encerradas

400**

São Paulo (SP) (11) 236-8766

Universidade Metodista

3 a 4 anos

Até 3/12

410*

São Paulo (SP) (11) 4366-5555/ 0800-191177

Faculdade Nossa Senhora da Assunção

5 anos

De 14/11 a 15/12

180

São Paulo (SP) (11) 274-8600

PUCCamp

4 anos

De 1º a 30/12 e 3 a 28/1

409*

Campinas (SP) (19) 756-7112

Veja também: