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Como se comportar nos dias de exames

Antes:

Organização:  Faça um mural e nele coloque as datas mais importantes, como dia de comprar manuais, datas de inscrições e provas . Coloque-o num lugar bem visível. Organize sua agenda de forma equibibrada, reservando tempo de estudo para cada matéria. Separe também tempo para ler jornais e revistas, que além de preparar para prova de conhecimentos gerais, melhora suas chances na redação

Treinamento:  Além de nossos simulados, faça outros, que parecem chatos, mas são ótimos para verificar sua performance. Muitos cursinhos promovem simulados abertos mesmo a quem não é aluno matriculado. Faça e siga uma programação semanal e diária apenas das coisas que você se propõe a cumprir.

Ajustes:  Caso sinta sono durante os estudos, descanse por uma ou duas horas, sem culpas. O estudo vai render muito mais. Passe pelo menos quatro a cinco horas nos estudos, mas com pausas com minutos programados por você, pois é bom para esfriar a cabeça. Agende o tempo para dedicar maior tempo às matérias em que você não sente muita firmeza.

Material e Logística:  Lápis, borracha, caneta, livros, deixe tudo a mão. E tenha certeza de que você tem todo o necessário para o estudo e exame. Procure nos jornais ou na internet ou em nosso site, a lista com o dia, local e horário das provas, calcule o tempo de viagem até o local de sua prova, para evitar contratempos. 

Concentração:  De uma semana antes à véspera do exame, dificilmente você vai aprender algo decisivo. Mas você pode dar uma espiada em algumas anotações e revisar fórmulas, se isso o deixar menos ansioso. Procure dormir cedo para estar um pouco mais relaxado na hora “H”. 

No dia :

Sugestão de cardápio para o dia de provas:  Nutricionistas aconselham muita água e comida leve. Café da manhã: leite com cereais matinais, mamão ou abacaxi. Almoço: Filé de frango grelhado, salada mista (alface, cenoura, batata, vagem e ervilha), arroz e feijão, sobremesa: maçã. Lanche: (para levar na prova) água, barra de cereais ou chocolate, suco de frutas, bolachas.

Aquecimento no dia:  Acorde bem cedo e resolva um exercício de cada matéria previamente preparado por você para aquecer o cérebro. Certifique-se de sair de casa com tempo suficiente para chegar ao local da prova sem afobação. A última coisa que você precisa neste dia é uma crise de ansiedade e não deixe que seus pais também o influenciem.

Na hora “H”:  Relaxe, em vez de se apavorar com aquelas fórmulas que você nunca entendeu direito, que estão ali, logo nas primeiras questões, dê uma geral na prova. Você encontrará várias questões que você sabe responder tranquilamente. Resolva primeiro as perguntas referente à matéria que você domina. Controle o relógio sem tirar sua concentração e tente resolver mais de 50% do exame na metade do tempo da prova. 

Depois do exame :

Relaxar:  Procure não voltar para casa correndo e procurar nas suas anotações as respostas das questões que você acha que errou e nem pense, em estudar à noite para os exames que ainda estão pela frente. Passado todo esse estresse, a ordem é relaxar. Dar um tempo para a mente e o corpo que vai ajudá-lo a enfrentar outras etapas. O que passou, passou.

Cuidado com as comemorações:  Depois de uma maratona de provas, sair da rotina é tudo que o vestibulando deseja. É hora de por os livros e apostilas na gaveta e aproveitar o tempo perdido. Certo? Vamos com calma, dizem os especialistas. O ideal é evitar bebidas alcoólicas e gordura na época de provas. Comer, beber, não dormir direito e outros exageros não são recomendáveis. Prejudicam o bom funcionamento o organismo que pode levar dias para se compor. Muitos alunos abandonam provas ( em outros vestibulares ou em outras fases ) por ter seu desempenho atrapalhado pelo organismo.

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