Menu fechado

Programa das Provas – Vestibular

LÍNGUA PORTUGUESA E LITERATURA BRASILEIRA: 

Avalia a capacidade de ler e interpretar textos, de expressar-se adequadamente e de reconhecer a função dos variados recursos lingüísticos. 

Recomenda-se a consulta a gramáticas cujos autores cultuam a norma padrão da língua portuguesa como Evanildo Bechara, Celso Cunha e Rocha Lima. As questões de literatura levam em conta que o candidato já teve contato (leu e interpretou) com obras da literatura brasileira. 

LÍNGUA ESTRANGEIRA (INGLÊS OU ESPANHOL):

Avalia a capacidade de leitura e entendimento do texto em inglês ou em espanhol, através da interpretação de texto, com respostas por escrito. 

REDAÇÃO:
A prova de redação avalia no candidato a capacidade de escrever organizando e articulando idéias dentro do tema escolhido, interpretando fatos e estabelecendo relações entre eles. Esta prova é avaliada de acordo com os critérios de adequação ao tema escolhido, coerência das idéias e das argumentações e uso dos recursos da língua. 

CIÊNCIAS:

BIOLOGIA: 
Questões conceituais dentro dos seguintes temas: 
Conteúdo: Biologia celular; Estrutura e funções nos seres vivos; Genética e evolução; Ecologia. 

QUÍMICA:
As questões de Química são bastante conceituais, com grau médio de dificuldade. 
Conteúdo: Matéria e energia: substâncias puras e misturas, estados físicos e mudanças, propriedades; Estrutura da matéria e do átomo; Classificação periódica; Ligações, funções e reações químicas; Estequiometria; Estudo dos gases; Soluções e suas propriedades; Termoquímica; Cinética química; Equilíbrio; Eletroquímica; Radioatividade; Química orgânica; Isomeria. 

FÍSICA:
As questões de Física são essencialmente conceituais, exigindo raciocínío com grau médio de dificuldade e manipulações matemáticas simples. 
Conteúdo: Grandezas físicas e medidas; Óptica e ondas: óptica geométrica, som e luz, propagação de pulsos, leis da reflexão e da refração, superposição e interferência; Eletricidade: eletrostática, movimento de cargas, campo magnético e indução eletromagnética. 

MATEMÁTICA:
As questões de matemática visam avaliar no candidato a sua capacidade de raciocínio, organização lógica de dados e a interpretação de resultados, com pouca exigência de memorização. 
Conteúdo: Conjuntos numéricos: números naturais, inteiros, racionais, irracionais, reais e complexos, seqüências numéricas, progressões aritméticas e geométricas; Polinômios: operações, fatorações e identidades; Equações algébricas: raízes reais e complexas, relações entre raízes e coeficientes; Análise combinatória: arranjos, permutações e combinações simples; Matrizes, determinantes e sistemas lineares: operações com matrizes, cálculo de determinantes, solução e discussão de sistemas lineares; Geometria plana e espacial: congruência e semelhança de riângulos, relações métricas nos triângulos, polígonos regulares e círculos, área das figuras planas, cálculo de áreas e volumes de sólidos geométricos; Conjuntos numéricos: números naturais, inteiros, acionais, irracionais, reais e complexos, seqüências numéricas, progressões aritméticas e geométricas; Trigonometria: funções trigonométricas e identidades fundamentais; Geometria analítica plana: coordenadas cartesianas, distância entre dois pontos, equação da reta da circunferência e das cônicas, retas paralelas, perpendiculares e tangentes; Funções: conceito, gráficos e raízes. 

CONHECIMENTOS GERAIS:

HISTÓRIA:
As questões de história visam avaliar no candidato a capacidade de interpretar e confrontar fatos históricos e estabelecer correlações. Recomenda-se um estudo crítico dos seguintes temas, que compõem os programas oficiais de 2o grau. 
Conteúdo: Antigüidade; História medieval; História contemporânea; História moderna; História do Brasil. 

GEOGRAFIA: 
As questões de geografia avaliam a capacidade de análise, interpretação e compreensão dos processos e das formas de produção e organização do espaço mundial e brasileiro. 
Conteúdo: A produção do espaço mundial: a industrialização, a atividade agrária, a divisão territorial, dependência e dominação, capitalismo, socialismo, transformações recentes; A produção do espaço brasileiro: regionalização do Brasil, atividade agrária, o processo de industrialização, sociedade e natureza.

Veja também: