Menu fechado

Programa Universidade Aberta

O Sistema Universidade Aberta do Brasil oferecerá, a partir de 2019, 90 mil vagas no ensino superior público federal. A medida foi anunciada na última sexta-feira, pelo presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, durante a assinatura do acordo de cooperação técnica entre o Ministério da Educação e os proponentes de pólos presenciais e de cursos para a oferta da Universidade Aberta.

Na fase de avaliação de propostas, a comissão de especialistas selecionou preliminarmente 311 pólos municipais de educação a distância, em 305 municípios em todas as unidades da Federação. Serão oferecidos 198 cursos, em 40 universidades federais e dez centros federais de educação tecnológica (Cefets). Do total de pólos, 249 foram propostos por prefeituras e 62 por sete governos estaduais (Acre, Ceará, Minas Gerais, Piauí, Rio de Janeiro, Roraima e Tocantins). Entre os cursos mais ofertados estão os de licenciatura, que somam 90, seguidos dos de lato sensu (63), bacharelado (23), tecnólogo (14), seqüencial (2) e mestrado (1).

A meta prevista é que cada pólo oferte, em média, 50 vagas em quatro cursos distintos, totalizando 200 estudantes por unidade. Para março de 2019, está previsto o início das aulas em 150 pólos, atendendo 30 mil alunos.

Veja também: