Menu fechado

Redação é obrigatória!

Redação é fundamental nos exames vestibulares de todo país, agora é obrigatória em todos. Veja depois nossas dicas de como sair-se bem em redação. “Redação nota 10” 

MEC obriga todos processos seletivos de vestibulares através de portaria que torna obrigatória redação no vestibular

O ministro da Educação, assinou em 17 de Dezembro portaria tornando obrigatória a redação em todos os processos seletivos nas instituições de ensino superior. O candidato que tirar nota zero na redação estará eliminado. A Portaria 2.941, que foi publicada no Diário Oficial da União, entrou em vigor a partir de 1º de janeiro. Os processos seletivos a partir do segundo semestre deverão seguir as novas normas. 

A Portaria 2.941 faz, ainda, três outras modificações no processo de seleção: 1. o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) passa a ser obrigatório em todos os processos seletivos de faculdades ou de centros universitários; 2. todos os candidatos que se inscreverem no vestibular devem estar cursando o ensino médio ou tê-lo já concluído; 3. ficam proibidos mais de dois processos seletivos em cada período de ingresso por instituição. 

De acordo com o ministro, a portaria vem resolver o problema do custo da correção da redação reclamado por muitas instituições. “Elas podem adotar o Enem como parte do processo seletivo, uma vez que a redação do Enem é corrigida pelo Ministério”. O ministro também considera importante aproveitar esse momento para reforçar a redação em todos os níveis de ensino. “Nós queremos incentivar os alunos a raciocinar, incentivar os professores a ensinar os alunos a pensar e a redigir e incentivar as escolas de ensino médio a dar prioridade à redação”. 

As informações sobre os cursos superiores também podem ser obtidas pelo telefone 0800-616161 (ligação gratuita).

Veja também: