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Manhã Transfigurada – Luís Antonio de Assis Brasil

Manhã Transfigurada – Luís Antonio de Assis Brasil

Poder-se-ia afirmar que esta obra é a continuação de seu primeiro livro, Um Quarto de Légua em Quadro. Com efeito, as personagens são descendentes dos primeiros portugueses que por aqui aportaram a partir da primeira metade do século XVIII.

Os fatos ocorrem nas proximidades de Viamão. A narrativa inicia com o casamento do sargento Miguel de Azevedo Beirão, fazendeiro da Lagoa dos Patos, com Dona Camila.

Na noite de núpcias, Miguel descobre que Camila não era virgem. Pede às autoridades eclesiásticas a anulação do casamento.
Quando o sacristão Bernardo leva uma intimação a Camila, para que fique enclausurada na própria casa enquanto correr o processo de anulação das bodas, esta pratica uma aventura sexual com o sacristão, a fim de se vingar do marido. Bernardo apaixona-se pela senhora que, ao se aproximar do padre Ramiro, é tocada pelo amor deste.

O padre, por sua vez, entra num dilema: corresponde ao amor de Camila ou se mantém fiel ao celibato? Enquanto isso, o sacristão fica possesso por um ódio surdo ao padre Ramiro.

Configuram-se, ao mesmo tempo, o triângulo amoroso do romance romântico e a angústia barroca que se apodera do pároco. O final trágico, pois, numa manhã, na véspera da celebração religiosa, Bernardo passa a perseguir o sacerdote Ramiro campanário acima.

No alto da torre Bernardo acerta um golpe com o turíbulo na cabeça do padre, que morre imediatamente. A seguir, desequilibra-se da torre, vindo a morrer sobre as pedras. A obra relata as dificuldades, os preconceitos e o abandono a que foram submetidos os imigrante portugueses que vieram desbravar as paragens da Província de São Pedro do Rio Grande.

Em Manhã Transfigurada:

A narrativa é ambientada em Viamão, no século passado, o que nos remete a uma característica da obra de Assis Brasil: a pesquisa histórica.

A novela é centrada na personagem Camila, e através de sua trajetória podemos perceber a condição de submissão a que a mulher estava exposta na época.

No início do relato, Laurinda apronta o vestido que Camila usará para ir à igreja, logo, o caso Camila com Bernardo já ocorreu, assim como o clima de sedução que se estabelece entre Camila e o padre Ramiro. Isto caracteriza a quebra da linearidade. Somente após este início, um flash back nos esclarece o adultério que ocorre envolvendo Camila e Bernardo e a atmosfera que se cria entre o padre e a mulher.

Quando Camila seduz Bernardo, está tentando afirmar-se como mulher, desejada, capaz de atrair um homem, uma vez que a rejeição do esposo a deprimira muito. Já o Padre Ramiro desperta na moça o que ela acredita ser o verdadeiro amor.

Personagens:

Camila: características físicas- pescoço fino, nariz fino, testa ampla e reta, lábios arredondados.
características psicológicas- sonhadora, curiosa, culta, mulher rebelde – não faz o que os outros querem que ela faça, não aceita a vida de casada que lhe impõe, foge dos padrões normais.

Bernardo: escrivão eclesial, forte, barbudo, nariz afilado, sobrancelhas quase retas, humilde.

Ramiro: vigário, culto.

Capítulos: (não estão em ordem cronológica)

1º A longa noite de espera que Camila faz para encontrar-se com o Pe. Ramiro. Laurinda prepara as roupas de Camila e lembra-se do casamento da patroa com o sargento Miguel de Azevedo Beirão.

2º Capela Nossa Senhora da Conceição. Bernardo prepara sem ânimo a missa, sente o cheiro dos corpos em decomposição, compara com os perfumes de Camila, inicia a missa, joga fora o retrato de Camila.

3º Camila prepara-se para sair e lembra-se do namoro e casamento com o sargento Miguel.

4º Padre Ramiro recebe a petição de anulação do casamento. Visita de Bernardo à Camila, sedução; à noite, retorno à casa de Camila.

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